quinta-feira, 24 de março de 2011

Com que roupa eu vou?!

   Bem, quanto ao desastre no Japão, as coisas aos poucos estão se normalizando. Ainda temos muitas pessoas desabrigadas, sem comida. E para piorar agora temos o problema de contaminação da água. Temos vivido dias difíceis aqui, mas aos poucos a sociedade japonesa vai se reestabelecendo.
  Outro dia fiquei bastante assustada quando fui ao supermercado e estava faltando água e arroz. Confesso que nesse momento me questionei muito se deveria ou não permanecer aqui. No entando, as coisas por aqui estão melhores e não falta mais nada no supermercado.
 


Esse, agora vou comecar um post que vai ser um pouco atípico e vou falar sobre a moda do Japão.
  A primeira coisa que se pensa quando se fala em Japão são as pessoas de roupas exóticas e cabelos coloridos. Se você esta esperando que eu fale disso, pode parar de ler o post agora...
Isso não é verdade, pois a maioria dos japoneses são até discretos quanto as roupas e cor de cabelo. E quando digo “até discretos” é por que existem sim alguns japoneses que fazem questão de ser suuuper chamativos.
  Bem, as mulheres, ouso dizer, são as que se aventuram mais nos modelitos. No inverno, abusam dos shorts e saias curtas e botas. Devo até dizer que a bota é um acessório fundamental do guarda roupa feminino japonês. Aqui temos botas de todos os estilos, cores e tamanhos. E sem comentar que todas as japonesas se amarram em um salto alto!


   Uma coisa interessante, é que as japonesas se amarram em usar sapatos com detalhes em pele. Ninguém faz ideia do sucesso que essa moda tem por aqui. Casacos, sapatos, luvas de pele (na verdade pele sintética). No começo achava até estranho, mas agora me acostumei a ver roupas assim por aqui.
  Aqui as pessoas não se recriminam pelo estilo de se vestir. Cada um se veste como quer. Não há muitas regras a serem seguidas no quesito combinações. Você pode colocar uma blusa rosa com uma calça amarelo ovo que ninguém vai se incomodar. E aqui eles fazem combinações como as que eu citei. Eles usam bastante coisas coloridas, floridas, xadrez. Para nos ocidentais, isso é bastante incomum, mas esse e o jeito que eles encontram de expressar a sua individualidade.



   Quanto aos homens, eles são um um pouco mais “discretos” que as mulheres, mas sempre há excessões a regra. Uma coisa bem difundida aqui entre os homens e o uso de bolsas. E muitas vezes as bolsas parecem ser de estilo feminino, mas para eles isso aqui não tem problema alguns. Isso demonstra de certa forma um diferença cultural entre Brasil e Japão. Aqui os homens não se sentem acanhados ou constrangidos para usar uma bolsa ou vestir pecas de vestuário de cor de rosa, por exemplo. Se fosse no Brasil... O garoto já teria recebido milhares de apelidos nada legais... Outra coisa também bem interessante é que os homens também colocam vários pinduricarios em celulares, e se amarram e receber bichos de pelúcia como presente!
   Os estilos de cabelo são outro fator que interessa muito aos japoneses. Poucos são os que mantem a cor natural do cabelo. O castanho é a cor dominante nas cabeças japonesas. Isso vale para homens e mulheres. Muitas mulheres dizem que o castanho é uma cor boa para se pintar o cabelo, pois é uma cor mais natural (e elas dizem isso por que querem se modificar, mas ao mesmo tempo querem ser o mais naturais possível... Vai entender!).  Japonese loiros, de cabelo azul, rosa, não são vistos com frequencia por ai...
  Penteados, também são diversos. Mas as mulheres são as que mais chamam atenção. Fazem coques no topo da cabeça, rabos de cavalo em diversos lugares e as vezes mais de um.  Homens e mulheres fazem uso de bastante gel e pomadas para manter o cabelo do jeito que eles querem!
  Mas e aonde estão os japas de roupas estranhas e cabelos super coloridos? Bem, alguns deles podem ser vistos em lugares específicos. Aqui em Osaka o ponto de encontro dessas pessoas exóticas e Shinsaibashi e a Den Den Town. Nesse locais com certeza você verá os japoneses típicos mostrados no Fantástico! Outro lugar bastante conhecido para ver esses amigos nipônicos são os bairros de Harajuku e Akihabara, ambos situado em Tóquio.



   Bem, esse só foi um post ilustrativo sobre uma curiosidade da sociedade japonesa. Se alguem quiser saber mais alguma coisa, pode perguntar...

2 comentários:

  1. Que massa esse post, fico feliz que vc está bem. Coloca umas fotos das botas variadas e de homens com bolsas. Engraçado como conhecimento só agrega mesmo. Bjos ah tmb tô com inveja e vou te contar uma novidade comecei a minha pós em gestão de comunicação e aulas de inglês (demorô né minha filha...rs).
    bjos
    I miss you (oh in english) ^^'
    kisses
    xxx
    Flee

    ResponderExcluir
  2. A parte de usarem roupas curtas, acredito que seja do povo asiático, pq aqui também tem um monte deles, e as meninas usam saias e shorts que deixariam Sheila Melo com medo, rsrs!
    Saudades Carols!!!!

    ResponderExcluir