segunda-feira, 7 de março de 2011

Falta de espaço ou excesso de gente?!


      Uma das coisas se comenta sobre o Japão e a falta de espaço e como as coisas aqui são compactas e pequenas. Isso é verdade. Ao vir morar no Japão, você tem que se adaptar a morar em lugares pequenos. Vivo a cinco meses (completados hoje) no dormitório da JASSO (fundação do governo japonês) em um quarto de 8 metros quadrados. Pequeno?! No começo achava, mas agora me habituei. O quarto tem tudo o que preciso, cama, geladeira, escrivaninha, um ar condicionado. Para uma pessoa só, está bastante razoável.      
      As acomodações são boas. Banheiro e cozinha, são comunitários, mas tudo é limpo todo dia.  Mas em geral, os apartamentos daqui não são muito maiores que isso. Casas aqui são extremamente caras, só pessoas com bastante dinheiro tem condicoes de ter uma casa. No bairro em que moro, tem algumas, mas isso por que Suita é um bairro nobre em Osaka.

  Minha vizinhança em Suita.

     Estar no Japão acaba significando que você tem que se acostumar a viver em lugares menores. Aqui realmente eles aproveitam todos os espaços. Vide o subterrâneo. Em vários pontos da cidade, existem literalmente outra cidade embaixo. Aqui em Osaka, em Umeda, você pode realmente se perder no subsolo.




 Subterrâneo da estação de Umeda.


   Outro ponto interessante e a população.  Osaka é a segunda cidade mais importante do Japão, perdendo apenas para Tokyo. Fica na região de Kansai e tem uma população de 4 657 hab/km².   




     Mapa do Japão com suas regiões.


    Entretanto, Osaka, pelo menos para mim, parece ser mais amistosa que a capital do Japão. A vida aqui também é frenética. Metros lotados, gente correndo para tudo que e lado. E isso acontece com frequência, pois como o transporte público é super pontual, atrasou, perdeu.... Em horário de rush, eh comum você ser espremido no trem sem dó alguma. O máximo que acontece é eles falarem um “sumimasen” (com licença) e saírem te empurrando para entrarem. 

     Video de um metro em Tokyo... Nunca peguei um trem assim, mas ja cheguei perto. 


     Devido a esse tipo de coisas, as vezes mulheres reclamam de terem sido abusadas. Para isso existem alguns vagões específicos para mulheres, mas que na verdade os japoneses não respeitam. 


 Estação de trem de Minami Senri.





     Aviso na estação de trem.


Outra coisa engraçada e a questão de ocupar lugares nos trens. Existem pontos específicos para idosos e deficientes, mas o que acontece muito é ver pessoas saudáveis e jovens sentados nos lugares reservados. E eles nem se importam com isso.  Outra questão que é comum no Brasil, mas que você não vê aqui é oferecer lugar. Muitas vezes vi velhinhos e mulheres com crianças em pé, e ninguém perto oferecia lugar.
No país em que cada vez a população fica mais velhas, eles acreditam que os idosos não precisam de muita ajuda (ou seja eles podem se virar muito bem sozinhos). Você vê muitos senhores e senhoras idosas caminhando sozinhos, fazendo compras. Alguns deles com tanta dificuldade para caminhar que levam 10 minutos para andar 20 metros. Ao ver isso, inconscientemente você que ajudar, entretanto isso aqui não é  comum. Se você oferecer ajuda  é capaz deles acharem ruim. Uma vez me explicaram que isso tem a ver com o fato de achar que eles não tem capacidade de fazer as coisas sozinhos. Entetranto não acho nada ruim você oferecer ajuda a alguém que está precisando.
  Os velhinhos são os japoneses mais educados e amistosos. Sempre que passo por eles, estão com um sorriso no rosto, cumprimentam e até puxam papo, diferentemente dos jovens, que mal olham na sua cara. Ouso até dizer que fazem questão de ignorar a sua existência (e não estou brincando, por mais maldoso que isso pareça). Mas voltando ao velhinhos, já fui varias vezes abordada por velhinhos que queriam conversar, ou apenas ser amigáveis.
 Já ganhei presentes como artesenato, balinhas e sorrisos amigáveis e sinceros. A barreira da língua dificulta um pouco a comunicação, mas alguns deles arriscam um inglês, na tentativa de saber um pouco sobre a minha história.    
   Viver no Japão tem altos e baixo, coisas boas e ruins... A cada dia vou aprendendo como viver nesse país tão diferente!




4 comentários:

  1. Gente...que horror o metrô...é o que o pessoal faz com os tomates aqui..hehehhe...chega no lugar só o purê

    ResponderExcluir
  2. ^_^ Essa e a hora que a gente ve que o diferente nao e tao diferente assim. No metro do Rio ja existem vagoes destinados so para mulheres, mas a lei de so entrarem mulheres so vigora no horario de pico, e aparentemente funciona por la! E que os japoneses nao eram mto amistosos, isso vc sabia Carols... no caso deles, acredito que ser gentil venha juntamente com a sabedoria da idade.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Ixi agora deve estar o caos aí né...
    Força e continue com o seu sonho,mas se ver o Godzilla corre de volta para o Brasil.
    bjs
    Flee :)

    ResponderExcluir
  4. Carol, eu fico tentando comentar e não consigo! Ontem eu estava no google procurando um mapa do Japão para tentar identificar onde você está (para ter certeza que a radiação está longe) e hoje eu chego e você está explicando!

    ResponderExcluir