quinta-feira, 17 de março de 2011

E o que fazer em caso de perigo?!

Bem, hoje decidi falar um pouco sobre a questão dos desastres naturais no Japão. Se bem, que ultimamente não se fala outra coisa...
    Como todos sabem, o Japão é um país extremamente preparado para terremotos. Os prédios aqui são construídos para aguentar os constante tremores que acontecem nessa ilha. Mas vocês podem se perguntar “se eles aguentam tão bem, por que ocorreram acidentes nesse último terremoto”? Reposta fácil. Por mais que os prédios sejam preparados, um terremoto de escala 9 não é brincadeira. Esse terremoto foi tão forte que pode ser sentido até aqui em Osaka. E olha que estamos a quase mil quilomêtros do epicentro. Eu estava na rua quando senti os tremores. Estava em Toyonaka (no outro campus da Handai) fazendo a minha matrícula do doutorado, quando senti a terra tremendo. É uma sensação estranha. No primeiro instante pensei que era coisa da minha cabeça, pois olhei ao redor e ninguém parecia se incomodar com o que estava acontecendo. Então, alguns minutos depois comecam a chegar milhares de mensagens falando do terremoto.
 E outro ponto sobre esses desastres naturais é que os habitantes desde crianças recebem treinamentos para terremotos. Quando cheguei ao Japão, por exemplo, uma das primeiras coisas que me deram foi um kit de terremotos e um guia com instruções. Diante de toda essa organização, o número de mortos foi menor do que seria em qualquer outro lugar do mundo.
    As primeiras noticias que recebemos do terremoto eram assustadoras. A todo segundo coisas aconteciam. Noticiarios falando do tsunami, todo o Japão estava em alerta. Parentes e amigos ligando desesperdos... Era estranho ver todo mundo grudado ao coputador e celular tentando tranquilizar a família. Inclusive, a frase que mais tenho usado ultimamente é “estou bem!”. Sei que parece um pouco bobo, mas vi quantas pessoas se importam comigo nesses dias... Sempre recebo mensagens e e-mails preocupados. De certa forma, isso me deixa feliz.
    Nao digo que a situação em Osaka é a melhor, mas em vista do que está acontecendo na região nordeste, Osaka é o paraíso. Por isso, centenas de japoneses estão se refugiando aqui. Inclusive tenho amigos de Tokyo que estão correndo para a região de Kansai. Oficialmente o Governo Japonês não fez nenhuma menção sobre isso, mas se as coisas continuarem assim, acho que logo Kansai será invadida por milhares de pessoas. Tem gente falando de comecar a fazer estoque de comida, pois pode haver falta de alimentos na nossa região também. Espero que isso não chegue a acontecer.
     Uma coisa interessante ou  estranha, é a maneira que alguns japoneses tem se comportado durante essa situação. Muitas pessoas não comentam sobre o assunto e levam a vida como se nada estivesse acontecendo. No meu laboratório por exemplo, não se vê ninguém comentando os acontecimentos, as vezes eu sou a única que falo sobre isso lá dentro. Acho que os mais preocupados são os estrangeiros. Hoje pela manhã fui a imigração tirar meu re-entry (permissão para sair do pais e depois poder voltar sem ter que tirar visto de novo) e percebi como os estrangeiros estão tensos. A imigração que geralmente é vazia e tem um atendimento super rápido, hoje estava lotada e os atendimentos estavam vagarosos. Centenas de imigrantes estavam querendo tirar o re-entry. Vi alguns at é com as malas já prontas para deixar o país.

 Imigração hoje pela manhã. Fila de estrangeiros para tirar o re-entry.

 Mas parando para pensar, essa atitude dos japoneses é até razoavel. Acho que nós estrangeiros nos apavoramos por que estamos em um país estranho e sabemos que se der problema temos um lugar para voltar. No entanto os japoneses não. Esse é o país deles. Eles não tem um lugar para voltar. Com desastre ou sem desastre, eles terão que ficar aqui e arcar com as consequências. Tenho pensado muito sobre isso ultimamente.
    Confesso que as vezes sinto medo. Sim, já pensei em fugir e pegar o primeiro vôo de volta, principlamente com as notícias em relação a usina em Fukushima. Entretando eu não posso sair correndo daqui que nem uma louca sem uma razão concisa. Enquanto Osaka for declarada segura, estarei por aqui.   
    Mesmo diante de tanta preocupação e problemas, o povo japonês é admirável. Eles são extremamente organizados, mesmo em meio ao caos. Não acontecem saques a supermercados, não existe histeria nas ruas. Outro ponto é o esforço que muitos japoneses estão fazendo para ajudar as pessoas que estão com problemas. Varias ONG'S, empresas e artistas estão se mobilizando para ajudar. E está sendo difícil para todos, pois o tempo também não colabora. Tem estado muito frio esses dias. Isso é um grande problema, pois as equipes de resgate além de passarem dificuldades para ajudar o povo japonês, tem que enfrentar o frio. E pensem nas pessoas desabrigadas... Ver toda essa situação me deixa com o coração apertador por não poder fazer nada.


Projeto "Show me your heart" iniciado pelo cantor GACKT para ajudar as vítimas do terremoto e tsunami.


 Inclusive tem nevado em Osaka. Engraçado que quando cheguei me disseram que em Osaka só nevada dois dias por ano e não chegava a acumular neve. Entretanto, já presenciei varias vezes neve! É o tempo está doido mesmo.

    Vista do prédio da Handai.

Parque que fica atrás do meu quarto.


 Bem, agora só nos resta pedir a Deus socorro e esperar que dias melhores apareçam...  

3 comentários:

  1. Ei Carols, parecia que eu estava me vendo na sua descrição de pânico de voltar pra casa, rsrs! Entendo completamente o que vc quer dizer. Bem, desejo que vc tenha força, e que o Japão se recupere rápido, afinal, esse é um povo guerreiro... ninja no sentido real da palavra! =D
    Be happy! Be nice and be brave!!! And yes, we love you, and we care about you!!!!

    ResponderExcluir
  2. Carol, eu estava tentando ficar calma pensando justamente nisso, que as pessoas são organizadas, que a segurança é boa e que você está beeeem longe e o Gustavo ficou me assustando. Como é que está a sua mãe? Tem conversado com ela? Imagino que ela esteja de coração apertado, se eu pudar fazer algo, me avise. Espero que esteja mesmo tudo bem. Se precisar de qualquer coisa, avise. Faço tudo que eu puder (e como você deve ter visto, só não deve dar muito é para contar com os Correios). Sucesso no dia-a-dia e muita força para você. Saudades!

    ResponderExcluir
  3. Carol que bom que você está bem. Enfim, concordo com você fique por aí até quando tiver segurança. Ficamos preocupados aqui, mas a impressão que se passa nos jornais também é que aí está o caos. Mas, com esse seu post acredito que tenha tranquilizado um pouco os amigos e familiares. Ainda continuamos com saudades da senhorita, força fé e perseverança.
    bjs da amiga
    Flee

    ResponderExcluir