quinta-feira, 4 de agosto de 2011

"I love rock`n roll!"

  Bem, no primeiro post do mês de agosto, vou falar um pouco sobre a música japonesa. Sim, eu sou movida a música.
    Minha experiência com música japonesa começou por meio dos animes. Assim que a TV Manchete (sim, sou da época da Manchete...) trouxe os animes para a terra tupiniquim, minha paixão pela cultura japonesa começou. Sailor Moon, Cavaleiros do Zodiaco, Shurato, Yu Yu Hakusho tomavam as minhas tardes. Aqueles desenhos com personagens de olhos grandes, corpos esguios sempre me atraíram. Assim, passei a admirar a cultura japonesa. E claro, a assistir todo e qualquer anime que passasse na TV.
   Assistindo os animes, baixava da internet as músicas que eram trilha sonora dos animes que gostava. Não conhecia nenhum artista em particular. Então, assistindo o meu anime favorito, Rurouni Kenshin (ou Samurai X, como ficou conhecido no Brasil) descobri a banda L`Arc En Ciel. A música “The Avenue Fourth Café” me marcou. Logo depois em um dos OVAs (original video animation) de Samurai X, outra vez o L`arc estava lá, dessa vez tocando Niji (- arco iris). 


 Anime Samurai X!

Banda L`Arc En Ciel.

   Assim me interessei pela banda e comecei a baixar as música. Daí para frente, o vício se instalou completamente. Em seguida, apresentada por amigas, descobri o X Japan, Gackt, the GazettE e outros.
  Uma coisa engraçada é que até pouco tempo atrás eu não entendia sequer uma palavra que era cantada nas músicas, mas mesmo assim eu era capaz de sentir o sentimento que as melodias queriam passar. Toda essa introdução para falar do meu imenso amor pela música japonesa.


Todas as bandas que eu citei, são estilo pop/rock. Essas bandas são extremamente populares aqui. Vide que a maioria deles tem mais de 10 anos de carreira e conseguem lotar estádios e casa de show dentro e fora do Japão. X, nos anos 90, conseguia por exemplo, lotar por dias consecutivos um dos maiores estádio do Japão, O Tokyo Dome (ele tem capacidade para 55 mil pessoas). Dizem que nesses shows do X, quando a música X era tocada, os japas pulavam tanto, que podia-se sentir o tremor do lado de fora como um terremoto! O.o
  Eu fui a um show no Tokyo Dome ano passado. O show de encerramento do grupo The GazettE. 

 Um dos portões do Tokyo Dome.



 Tokyo Dome.


         Confesso que foi um dos momentos mais espetaculares da minha vida. Estar no mais famoso estádio do Japão, para o meu primeiro show de J-rock no Japão e ainda assistindo um show de uma banda que eu gosto muito!   Uma coisa interessante que percibe nesse evento, foi o comportamento dos japas durante os shows. Um coisa legal aqui, é que os shows são EXTREMAMENTE organizados.

 Japas sentadinhos em seus lugares, esperando o começo do show!

     Acho que você não vê brigas ou problemas de organização, como acontece no Brasil. Mas uma coisa meio estranha, é a atitude deles durante os shows. Eles se divertem e tudo, mas você não sente tanta emoção. Nós ocidentais nos empolgamos, pulamos, agitamos, passamos a nossa energia para o artista. Já aqui eles são quietos e compenetrados até nos shows. Músicas mais movimentadas você é capaz de ver os japas se agitaando, mas em baladinhas, eles ficam meio "mortos", apenas observando o cantor. Eles as vezes inventam coreografias, que são repetidas por todos igualmente. Parece até uma mar de robozinhos.... Quem assiste um show com ocidentais e depois assiste um show no Japão, fica meio decepcionado com o público.

  Uma coisa interessante, sobre as bandas de rock daqui são que a maioria delas adere o estilo visual-kei. De acordo com o nosso amigo google:
Visual kei (em ヴィジュアル系, visual kei/bijuaru kei, "linhagem visual" ou "estilo visual"), ou visual j-rock, é um movimento musical que surgiu no Japão na década de 1980. Consiste na mistura de diversas vertentes musicais como rock, metal e, muitas vezes, uso de instrumentos relacionados à música clássica, tais como violino, violoncelo, orgão, cravo e piano. Uma das peculiaridades desse movimento é a ênfase na aparência de seus artistas, muitas vezes extravagante, outras vezes mais leve, mas quase sempre misturada com a androginia, e shows chamativos. No visual kei a música anda sempre ao lado da imagem e vice-versa”.

 Uma das primeiras bandas visual-kei, X Japan.


A banda the GazettE.


     Um dos símbolos do visual-kei foi o grupo X Japan. Até hoje eles são referência nesse ponto, embora não estejam mais se vestindo com visual. Para quem não conhece o visual-kei, pode parecer muito estranho a maneira que eles se vestem e a tonelada de maquiagem que os artistas usam. Como o Google disse alguns deles chegam a se vestir como mulheres... No inicio é  meio chocante, mas depois de ouvir as músicas e ver a qualidades das mesmas, você releva a aparência e aprecia a música. Afinal, independente de como eles se vestem, os japas são ótimos musicistas...
   Outro estilo que faz sucesso por aqui e o pop propriamente dito. A cada dia no Japão, surgem milhares de boys e girl bands. As mais famosas são Arashi, KAT-TUN, News, Exile. Entre as girl bands, temos Perfume, AKB 48 e outras (na verdade não me interesso por girl bands, por isso não conheço bem os nomes). O visual deles são mais “normais” quando comparados as bandas visual-kei. Sempre bem vestidos (pelo menos garotos), com caras de meninos bem comportados, mas com um ar sexy para ganhar o coração das menininhas. Já as girl bands... Hum, sempre menininhas estilo barbies, com sainhas curtas e vozes irritantes (já deu para perceber que não curto muito... huahauha). Mas os tarados japoneses se amarram. Outro dia foi mostrado na TV, um senhor que pagou milhares de dólares, só para ver o AKB 48 cantando para ele. Sério.. O cara pagou para ver SOZINHO 48 menininhas vestidas de colegial cantando "I want you, I miss you..."! 

Essa é a foto do programa em que o tio pagou para ver as menininhas dançando!


 Olha a cara de "alegre" do sujeito! Foto tiradas pelo Marcos!
   

    Acho que entre as boy bands Arashi é o sonho de consumo de todas as japas. Isso vai de adolescentes a senhoras! O pessoal do Arashi tem até um programa semanal na TV.  Para se ter uma idéia de como o Arashi é a sensação entre as japas, a alguns meses atrás, na estação de Umeda existiam cartazes enormes do Arashi. Um deles estava com marcas de batom! Loucura, né?!
  De uns anos para cá a música japonesa também tem sido invadida por músicos e bandas coreanas. A cantora BoA, foi uma das primeiras cantoras coreanas a ter sucesso por essa bandas. Em seguida, o DBSK (Don Bang Shin Ki) ganhou fama e sucesso em terras nipônicas. Agora, boa parte das bandas e grupos coreanos procuram expandir a sua área de sucesso pelo Japão, gravando CDS em japonês também. Uma das maiores empresas  musicais coreana SM Entreteirement, organiza todo ano em Tóquio, o SM Town, evento que suas bandas tocam. Esse ano ele acontecerá no dia 04/09.
   Outra variedade bastante conhecida, mas não tanto entre os jovens, é o enka. O Enka é o estilo clássico japonês. Pedindo ajuda para o nosso querido amigo Google:

  “O gênero musical conhecido como enka, surgiu no século XX, na era considerada por muitos o auge da música japonesa contemporânea (visto que suas raízes provavelmente podem ser remontadas da Coréia e outras partes asiáticos, onde gêneros similares todavía existem). Sem confundir-se com a música folclórica tradicional japonesa, que remonta desde muito antes, o enka é basicamente canção de balada, que combina a música moderna ocidental com um sabor claramente japonês. O enka se originou na Era Meiji japonesa durante o início do século XIX como uma forma de ativismo político. Em 1874, o primeiro partido político do Japão foi formado, mas para os líderes deste partido não era permitido falar em público, então eles começaram a escrever canções e mandavam cantores sairem pelas ruas espalhando suas mensagens. O enka já não é mais usado como instrumento para o ativismo político, mas esta etapa se crê que foi o começo da sua forma lírica. Os caracteres que formam a palavra "enka" (演歌) literalmente significam "canção interpretada". O estilo lírico do gênero crê-se que desarrola de uma forma tradicional de poesía japonesa e canção tradicional. No Japão, o enka se tornou realmente um estilo musical de sucesso, nos anos de 1950 com o cantor Hachiro Kasuga. Suas letras contém palavras de melancolia, tendo como palavras principais: lágrimas, saquê (aguardente de arroz), lembranças, separação,etc.”.
 Como dito, as músicas são sofridas, cantadas com bastante interpretação e sentimento... Quem é descendente, com certeza já ouviu os pais cantando ou ouvindo cds de Enka.
  Aqui, eles se ligam muito na música. Mas principalmente, na música japonesa e eles valorizam seus artistas. Em muitos locais com música ambiente passam apenas músicas japonesas.    Bem, esse post foi especialmente criado, pois dia 13 e 14 ocorrerá o Summer Sonic. Sim, eu vou! Vou ter a chance de ver grande artistas internacionais e japoneses, como Red Hot, Strokes, Korn. Além de X Japan, The GazettE e YUI! No próximo post vou contar a minha aventura!!!


2 comentários:

  1. SUMMER SONIC, É NÓS Q TÁ! Huahuahuahuahuahua!

    Carol, começamos a gostar de L'arc por causa da mesma música... Fiquei emocionada. Hihihi! ^.^
    Agora, o SS vai me apresentar o Gazzete e o X... Veremos. Hihihi! Além de Perfume, né? Huahuahua! Brincadeira! Prefiro nem assistir esse último... Huahuahua!

    O bom de estar aqui é conhecer mais e mais coisas... Exile, por exemplo, conheci aqui. Se bem q surgiu um ano antes de eu vir, então acho q ninguém conhecia muito bem.

    Beijo, queriduda!

    ResponderExcluir
  2. Kkkk... Carols e suas bandas de caras andrógenos! Bem qto ao comportamento da galera aí eu tenho que concordar, estava eu a ver o DVD do Mr. Big, "Back to Budokan", em comemoração ao retorno da banda aos palcos e... eu hein, povo todo quietinho, Mr. Big quietinho... bem diferente do Mr. Big que eu vi em SP! Graças a Deus, rsrs! Saudades de vc Carols!!

    ResponderExcluir