domingo, 24 de julho de 2011

Verão

    Em homenagem ao verão, blog de cara nova!!!

    Em um post anterior, comentei sobre a primavera, linda estação das sakuras. Hoje meu post sera sobre a estação do momento, o verão.
    Como morava em Brasília, não me preocupava muito com as mudanças de estação, pois em Brasília as estações se resumem a duas: Verão – quente e chuvoso- e inverno- frio e seco. As outras estações são apenas pequenas variações dessas duas. Entretanto essa pequena ilha presente no oceano pacifico tem as quatro estações bem definidas!
   O verão se iniciou no dia 30 de junho e desde dessa dia, realmente pode-se sentir mudanças drásticas no clima e paisagem. 
   Quando cheguei me avisaram “o verão aqui é muito quente!”. Eu como brasiliense pensei “quente o que?! Minha cidade é que é quente” e também por ter familiares que residem no sertão nordestinoachava que o verão nipônico seria tranquilo. Doce ilusão. Não vou ser exagerada e dizer que aqui é mais quente que o Brasil, entretanto, o grande diferencial é a umidade em demasia e a falta de vento! Esse fator torna (pelo menos para mim) o verão japonês o pior que já vivi.
   Contextualizando a situação: Sair de casa as 11 da manhã e caminhar ao sol por 15  minutos é o suficiente para você ficar pingando suor e queimado. Não é exagero! Fui a umfestival no dia 07/07 e passei digamos, meia hora ao sol. Isso me rendeu queimaduras de sol até nos pés! Isso é ridículo, mas a pura verdade!  Até quando chove, o tempo continua abafado. Os japas tem uma expressão para esse tempo, que é chamada 蒸し暑い(mushiatsui - tempo quente e abafado). Esse país é quase um forninho. As vezes me sinto cozinhando em banho-maria! Acho que já deu para perceber que não sou a maior fã do verão.

Matsuri da Handai. Vejam como o sol estava forte!


   Devido ao extremo calor e sol forte, as mulheres japonesas encobrem-se de diversos acessórios, para evitar escurecer a pele. Viseiras, chapéis, meias nos braços e para todo lado levam consigo guarda-chuva. Tudo para evitar ficar da cor do verão. Algumas chegam até parecer um E.T. de tanta coisa. Aqui também, em muitas lojas são vendidas roupas contra UV. Viva a tecnologia japonesa!    Outro fator observado, são os dias mais longos. Agora as quatro da manhã, o sol está a todo vapor e as 7:30 da noite ele começa a se por. Realmente, os dias são bem longos.  Ao contrário do que acontecia no inverno, em que as sete da matina o sol não queria aparecer e as seis da tarde estava completamente escuro. Vivendo aqui, vejo que minha professora de geografia não estava inventado coisas e sim falando a verdade! Hauhauahau
    O verão também traz consigo os insetos. SENHOR! O país para ter insetos! Em menos de um mês, desde o começo da estação, meu quarto já foi visitado por lacraias, baratas e aranhas, sem contar os queridos pernilongos que surgiram como por geração espontânea! E olha que meu quarto é sempre limpinho! No parque, que passo todo dia para chegar a Universidade, é possível se ver milhares de teias de aranha por todo lugar!    E quem disse que o verão não tem seu romantismo?! Nessa época do ano, podemos escutar a “doce” serenata das nossas amigas cigarras! Isso é um saco! Chega a ser ensurdecedor! E digo isso, pois infelizmente, eu tenho uma árvore bem ao lado da minha cama!



  Para não dizer que o vera só traz coisas ruins, vamos falar de coisas interessantes. Nessa época, podemos ver as mais bonitas paisagens. O céu adquiri cores bonitas e durante os episódios que chove, podem ser vistos belos arco-iris. Outro dia, aconteceu um arco-iris duplo.

 Sete e meia da noite. O céu cor de rosa.


Arco-íris duplo. Fotinho tirada pela Marina!


   Além das belas paisagens, o verão é a época dos festivais (matsuri - 祭り). Muita comida, música e fogos de artifício, podem ser vistos nos maturis. A única coisa ruim, é que eles são EXTREMAMENTE cheios. Deve-se sempre tomar cuidado para não morrer pisoteado nesses eventos. Nessa festa, japoneses e estrangeiros, desenterram do armário o yukata (uma espécie de vestimenta tradicional, que lembra o quimono, mas especifico para o verão) e saem as ruas. Podem ser visto milhares de garotas e garotos usando yukatas nas ruas em matsuris. 

Yukata feminino.

Yukata masculino.

3 comentários:

  1. Verão = amor - insetos
    De resto, sou só alegria. Tirando as cigarras, q agora começaram a cantoria de verdade, né? Tipos que é insuportável dormir de janela aberta, pq às 5 da manhã já tá claro e elas tão à toda. O.O
    Huahuahuahuahuahuahua!
    Mas volto a dizer q o verão japonês seria lindo se ñ fosse cheio de bichinhos... Bichinhos não muito legais... õ.o

    ResponderExcluir
  2. Sabe quando a gente escreve um comentário gigante e ele some?
    Pois é...
    Resumindo: poste fotos suas, sinto falta disso, de você nos lugares.
    E use um Yukata feminino (ou masculino depende do seu gosto hehehe) e coloque fotos...
    Eu achei que ia ser um post estilo personagem de mangá andando entre pétalas de Sakura, hahahah...

    ResponderExcluir
  3. Estou lendo o seu blog desde o início.
    Morei no Japão no início dos anos 90 e quando cheguei foi em pleno verão. Realmente o calor e´ demais. E é como você falou... insetos, perereca, teia de aranha, até cobra tinha... aff.

    ResponderExcluir