quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Festivais

   Estamos em agosto, final de semestre letivo no Japão. Época das apreciadas férias de verão. Se bem, que como estou na parte de pesquisa, não tenho realmente férias, afinal o laboratório nunca fecha.
   Nesse post, irei falar de alguns eventos que acontecem na época de verão: matsuri (祭り-festivais) e hanabi taikai ( 花火大会 – literalmente um grande encontro para queima de fogos de artifício). Os festivais de fogos acontecem apenas no verão, entretanto os matsuris ocorrem em outras épocas do ano também.
 Os matsuris podem ser relacionados a datas comemorativas e alguns deles acontecem em datas e locais específicos. Vou falar dos dois mais famosos  festivais do Japão e que acontecem aqui na região de Kansai.
         Gion MatsuriÉ um dos mais famosose maiores festivais do Japão. Extremamente tradicional e ocorre desde épocas remotas. Ocorre em Kyoto durante todos os finais de semana de julho. Conhecido como um festival de purificação. É famoso por ter um grande desfile com muitos carros estilizados, alguns deles muito altos.    


Gion Matsuri em Kyoto.


         Tenjin Matsuri – Também é um festival de purificação e bastante tradicional. Acontece em Osaka e é um dos maiores em todo o Japão. Acontecem apenas nos dias 24 e 25 de julho. Esse festival conta muito desfile, música e com barcos que navegam pelo rio e lançando fogos de artifício.


Gion Masturi em Osaka.


  Outra modalidade de festivais é o hanabi taikai. Esse evento, assim como os matsuris são sempre lotados, contando com venda de comidas tradicionais. Muitos japonese também vestem seus yukatas para assistirem a queima de fogos. Principalmente casais vestem seus yukatas.
    Uma coisa engraçada é que como estes eventos são extremamente cheios, muitas pessoas chegam várias horas antes do começo do evento para guardar lugar. Como o Japão é um país diferente, as pessoas levam suas lonas, colocam no lugar que desejam e as vezes deixam a lona com as coisas e saem e ninguém mexe.
    Sábado passado, dia 06/07 foi meu primeiro matsuri. Cheguei ao local, as margens do rio perto de Jusso. O evento começava as 19:50. As seis da tarde, quando cheguei, o local já estava lotado.


Local do Hanabi Taikai duas horas antes do evento.



15 minutos antes do início dos fogos.

    A área perto das margens do rio estavam reservada para pagantes. Caso quisesse um pouco de conforto, assentos para assistir a queima de fogos, deveria ser pago a “pequena” quantia de 50 dólares. 
    Ao chegar ao local, enfrentei um grande problema. Não conseguia falar ao telefone ou sequer mandar mensagens. A linha estava tão congestionada que ninguém conseguia falar. Passei quase 40 minutos tentando me comunicar com o pessoal para assistirmos o hanabi juntos e não estava conseguindo. Depois de todo um drama, conseguimos nos comunicar e assistimos o hanabi. Foi emocionante! A queima de fogos começou pontualmente a 19:40. Durante 40 minutos, o céu de Osaka foi iluminado pelos fogos. Planetas, Hello Kitty, Pokemon, Smille, flores. Esses eram alguns dos desenhos formados quando os fogos explodiam.










Esse foi um video que eu fiz durante a queima de fogos.

     Uma coisa engraçada é que enquanto os fogos explodiam milhares de pedaços de papéis dos fogos eram espalhados por todo lado. As 20:40, quando a queima de fogos terminou, todos estavam cheios de pedaços de papel!
     Depois do final do evento, o problema era ir embora. Haviam apenas trés saídas, que estava completamente lotadas! Levamos quase meia hora para sairmos do local. Alguns japas não estavam com vontade de esperar, por isso, alguns estavam escalando algumas muretas. Era engraçado ver os rapazes puxando as garotas e as algumas garotas puxando as amigas. Uma cena totalmente engraçada, mas perigosa. Acho que muitos joelhos foram ralados naquele dia.
     Após conseguirmos sair o local, seguimos praticamente numa procissão. Algumas ruas foram fechadas e as pessoas seguiram por estradas que usualmente movimentadas. Foi uma grande aventura! Uma experiência que só é capaz de viver quem vem ao Japão.

 Para finalizar uma música que fala de matsuri e hanabi... É um pouco triste, mas muito bonita.

    Utakatta Hanabi – SuperCell


“The festival at the end of August was lively and overflowing with people
I put on a yukata and geta
Making clanking and clicking sounds
When the two of us looked up at the suddenly risen fireworks
I secretly stole a glance of your face watching them in a trance“

2 comentários:

  1. Meniiiiiiina, mas que saga, hein?! E linhas congestionadas? Não sabia que aocntecia isso no Nihon. Mas que coisa. E eh outro mundo mesmo. Tenta deixar suas coisas ao leu e voltar para ver se tem algo lah ainda............ a civilização.

    e afinal, eu fiquei na dúvida, (eu sei que jah te perguntei, but for the life of me não consigo lembrar a resposta) vc jah comprou o yukata, neh? Fotinha?

    GO, Carol e seus matsuris! *^^*

    ResponderExcluir
  2. ^_^
    Que legal Carols, mesmo com toda essa saga, rs! E essa musiquinha eu já tinha ouvido... pq será né!
    Saudades!

    ResponderExcluir