Nesse post vou falar um pouco sobre o dia dos namorados em terras nipônicas. Como nos demais países, o Japão comemora o dia dos namorados no dia 14 de fereveiro. Dia de São Valetim.
Essa data passou a ser comemorada no país apenas depois dos anos 30, mas a popularização da data ocorreu mesmo a partir dos anos 60. E por aqui, adquiriu-se o costume de se presentar o ser amado com chocolates. De acordo com a wikkipedia (ver mais aqui), esse costume surgiu como uma jogada de marketing para popularizar o consumo do doce no país.
Chocolate no dia dos namorados!
Na tradição japonesa, no dia 14, apenas os homens são presenteados. Mulheres dão aos amados chocolates, feitos por elas ou então comprados. Já no final de janeiro, é possível se observar as lojas se enchendo de chocolates para dar opção as garotas apaixonadas.
Loja de departamento com chocolates expostos. Muitas opções para as garotas!
As meninas, geralmente, preparam chocaltes para os garotos que gostam ou namorados. No entanto, amigos e companheiros de trabalho também podem ser presenteados. Nesse caso, os chocolates são “divididos” em dois tipo: o chocolate dado a amigos e pessoas do trabalho, seria um chocolate obrigatório ou giri-chocolate ( ぎりチョコレ-ト ou 義理 チョコレ-ト). Já os chocolates dados aos namorados e pessoas amadas seria o honmei chocolate (ほんめい チョコレ-トou 本命 チョコレ-ト). No entanto, atualmente, as mulheres também podem dar chocolate para as amigas e, nesse caso, o chocolate seria o tomo – chocolate ( とも チョコレ-トou 友 チョコレ-ト).
Os homens devem retornar o presente no dia 14 de março, exatamente um mês depois, no chamado white day. Espera-se que nesse dia, os homens dêem presentes mais bonitos. Não necessariamente chocolates, mas flores, roupas ou jóias são bem comuns. Sim, o homem deve dar um presentes mais caros. Isso representaria a forma de afeto e consideração pela garota. Caso o garoto não devolva o presente ou dê uma desculpa qualquer, ele é considerado arrogante.
O termo white day foi escolhido pela cor branca representar pureza, como seria considerado o “puro amor”.
Para participar da tradição, esse ano fiz um bolo para os meus amigos. É, só nessas ocasiões eu me arrisco a fazer essas coisas! Mas, bem, o pessoal gostou. Ou pelo menos mentiram muito bem! Bolo que eu fiz para o dia dos namorados.
Ah...achei uma fofura! *-*
ResponderExcluirConfesso que não gostei muito desse negócio de "apenas os homens são presenteados", mas tem a parte do dia 14/03, então, tudo bem...hehe!
Saudade, Chirol!
PS: normalmente, não comento, mas estou sempre de olho. ;)
No dia 14/02 só os homens ganham mesmo... Mas depois é a vez das mulheres!!! Que bom que vc lê!!! Saudades!
ExcluirWow, senpai, vou visitar seu blog mais vezes, viu?? hehehe
ResponderExcluirMesmo não tendo resultados muito "bons" ultimamente, sei lá porque, mas levo muito a sério a questão de se comemorar o "Barentain", o "Waito" japonês, o "black day" e o "Peppero day" koreanos, tanto é que me preparo cerca de ~2 ou até mesmo 4 meses só por conta da data, acredita? [ô mulher exagerada!]
Excepcionalmente esse ano não comemorei, devido à correria do Koshu e do NM [infelismente], além do que a covarde aqui nem consegue conversar direito ou toma as rédeas adiante com a pretensa futura "vítima" em questão [sim, não o vejo desde Juuichigatsu, se bobear.. nos conhecemos sem querer no show do BEGIN, aqui no Brasil, e sabe aquela coisa de primeira vista? é inevitável!], mas quem não chora, não mama, não é mesmo?
Sou uma pessoa péssima para demonstrar pessoalmente o que sinto , o que penso, por vezes sou ogra até demais, apesar de se dar bem com palavras, trabalhos manuais e tentativas implícitas, sabe.. o problema é encarar, desenvolver o kokuhaku e ver no que dá.. os anos se passam, as dificuldades são as mesmas.. ._.' falta de fé no próprio taco, por ser uma pessoa tão singular, talvez? shiran, shiran..
Mas vamos que vamos, que a vida continua e o mundo é tão grande que com certeza, escondido por aí esteja alguém digno pra ser a nossa tampa da panela, não?? hahaha
matta hanasou, Carol!
~chuu!
Você é mais corajosa que eu... Eu não tenho, nunca, coragem de fazer essas coisas... Eu tenho um treco só de pensar em me declarar para alguém! Nem em dar indiretas eu sou boa... Eu acho a idéia do Valentine's day bem legal e participo, mas só com os amigos...
Excluir