terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Inverno


    Bem, nesse post vou falar um pouco do inverno. Inverno ou Fuyu () é, realmente, bem diferente do que estava acostumada em terras tupiniquins. Aqui, o inverno é como se descreve a estacão: frio!
    Eu sou praticamente um “calango” do Cerrado, ou seja, estou acostumada a temperaturas quentes e clima seco. O inverno no planalto central é ameno e seco. Pelo que me lembro, a temperatura mais baixa que vi em Brasília foram 14 graus e eu achava isso absurdo!
    Meu primeiro inverno aqui foi meio estranho. Não sabia bem o que esperar. Quer dizer, eu esperava ver muita neve, isso sim, para mim, era um verdadeiro inverno. No entanto, assim que cheguei, fui informada que em Osaka quase nunca neva. E confesso que isso me deixou bem triste.
   Mesmo sem neve, eu enfrentei temperaturas bem baixas. Eu, compulsivamente, comecei a comprar casacos e roupas quentes, pois nada que tinha trazido do Brasil era suficiente para me manter aquecida. Nisso, descobri as famosas HeatTech. Elas são como roupas tipo “segunda pele”. Aparantemente, são peças normais, mas quando usadas, percebe-se que ajudam a manter o calor do corpo! Bem úteis!
   Outra coisa que me chamou atenção foram os casacos e botas. No inverno, os japas usam acessórios bem diferentes. Os casacos são grandes e fofos, com penas de ganso e detalhes com muitas plumas e frufrus. 

 Modelo de casaco feminino.

Modelo de casaco masculino.


   Já as botas mais comumente usadas são um modelo parecendo de esquimó (que para mim são horríveis), bem quentinhas. Isso vale para homens também!


 Botas japonesas.
 
    Uma coisa curiosa entre as mulheres é que, mesmo com o frio, elas abusam das saias curtas e shortinhos. As vezes elas acabam protegendo as pernas com meias finas ou mesmo com meias curtas, mas apenas isso. E você se pergunta: Elas não sentem frio?! Sim, sentem, mas para parecer kawaii (可愛い かわい – fofas) elas não se importam em passar frio! Vai entender?!
    Mas voltando ao clima, as temperaturas que presencie aqui foram bem baixas. Esse ano chegamos a temperaturas abaixo de zero, mas infelizmente, sem neve.
    Meu primeiro contato com neve, foi no Natal em que fui para Nikko (uma cidade situada a 2 horas de Tokyo). Lá, os brasileiros se reúnem todo o ano, para passar o Natal juntos. Foi maravilhoso! Pela primeira vez, pude ver e sentir a neve! Assim que chegamos ao local, começamos a brincar na neve! Fizemos até um concurso de bonecos de neve!!!  Meus pés e mãos congelaram! 

Hotel em Nikko.


Perto do hotel em que estavamos, em Nikko.

 Brincando com a neve!

   Minha segunda experiência com neve foi numa estação de esqui. Fui para Nagano, com outros amigos brasileiros, esquiar. Passamos o Ano Novo (2010-2011) esquiando. Quer dizer, eu tentei esquiar. Foi uma experiência dolorosa e alegre. Dolorosa porque mais caía que esquiava, mas alegre pois o local era lindo, a companhia era boa...

 Nagano.





Eu, aproveitando a neve e a paisagem!

    Também em 2011, quando achava que não ia ver neve em Kansai, algo surpreende a todos, em meados de fevereiro bastante neve começa a cair! Ruas, parques e casa ficaram cobertas de neve! Inclusive, o dia dos namorados aqui (14/02) foi branco! Muito bonito! 

Nevasca no dia dos namorados!


   Já esse ano, tivemos um ou dois momentos com curtas aparições de neve... Ainda estou esperando a nevasca!!! *.*

Uma das primeiras passagens de neve desse ano... Se bem que nem durou muito...


        Bem, essas são um pouco das minhas histórias de inverno em terras nipônicas!

2 comentários:

  1. Nossa, que memória! eu nem lembrava que tinha nevado no dia dos namorados do ano passado... será que esse ano vai estar frio tbm???

    ResponderExcluir
  2. Alguuem me diiz aonde eu compro esse casacos aqiie no brasill ?? Contato Facebook : Fernando Silva Oliveira

    Moro no rio de janeiro bairro santa cruz =D

    ResponderExcluir