Hoje esse post será um pouco diversificado. Vou falar um pouco sobre comida, bebidas e outras coisinhas mais. Começo o post falando de um vício meu... Perfumes. Aqui, podem ser encontrados diversos tipos de perfumes. Nacionais e internacionais e não são caros. Entretanto, os japonese não se ligam em perfumes. Várias vezes me disseram que os japas não gostam de perfume. Outros dizem que japoneses não gostam de cheiros fortes. Mas fato é que é difícil você ver, ou melhor, sentir o cheiro de perfume em um japonês.
O Japão é muito conhecido pelo sushi e sashimi, mas para os desinformado, por aqui temos muito mais do que isso. E não, não se come isso toda dia por aqui (talvez até possa, mas acho que ninguém aguentaria isso).
Kaitensushi. Restaurante para se comer sushi e sashimi a vontade.
A base da comida japonesa é o arroz. Sempre que podem, o japas estão comendo arroz, seja no café da manhã, almoço, lanche ou janta. Este está presente na forma de doce também. E para nós, ocidentais, o arroz japonês não é tão gostoso (pelo menos para mim, no começo era assim). Ele não leva tempero (a não ser um pouco de sal) e é bem grudento (estilo “unidos venceremos”). No começo era um pouco sem graça comer o arroz assim, sentia falta dos temperos brasileiros no arroz de cada dia, mas hoje me acostumei.
Restaurante de Ramen.
Com relação a carne, os frutos do mar predominam. Em supermercados vê-se muito peixe, lula, polvo, camarão. Tudo o que eu não gosto! XD Já comentei em alguns post sobre a carne de boi. Repetindo pela centésima vez, sim, aqui é caro e bem escasso. Sempre que converso com alguém, me perguntam, “você come carne ai?”. Sim, como. Não com a frequência que comia no Brasil (o que era quase todo dia). Sem querer ser repetitiva, os pedaços de carne aqui são uma verdadeira “murrinhagem”! Finos que quase se pode ver do outro lado e com muita gordura. Ô saudade da carne brasileira. T_T.
Japoneses também fazem churrasco, claro que nem chega perto do nosso churrasco. Aqui pode-se fazer o churrasco improvisado, que lembra um pouco o nosso. Inclusive a duas semanas atrás, participei de um churras na Universidade. Estava bem gostoso, mas a concorrência para pegar um pedaço de carne estava ferrenha! Era quase um cada um por si, Deus por todos, mas organizado XD!
O churras japa chama-se yakiniku. Eu fui em um restaurante de yakiniku no aniversário do Marcos. Uma diferença (pelo menos para mim) é que aqui eles comem nesses churrascos outras partes do boi que não são tão comuns no Brasil, como intestino e língua. No episódio do aniversário do Marcos, eu experimentei língua, mas intestino não desceu... Foi de mais para mim.
Yakiniku no niver do Marcos.
Frango e porco tem-se com maior abundância, mas também o preço é um pouco salgado. Uma das ilhas do Japão, Okinawa, é famosa pela carne de porco. Acho que como mais frango aqui do que carne de porco. Gosto muito de aykitori (espetinho de frango) e torikaraage (uma espécie de frango empanado).
Restaurante de Okinawa. Em destaque, alga verde... Tem um sabor meio estranho!
Torikaraague, tofu e muito arroz!
Aqui outra coisa bem popular é o famoso bentou (お弁当), para leigos, a marmita japonesa. Tá com pressa? Não sabe o que comer? Compra um bentou. Eles são vendidos em qualquer loja de conveniências. É bem prático e tem coisinhas até gostosas...
Bentou e chá verde. Foto roubada do Marcos...
Quanto as bebidas, o chá verde predomina. Em todos os lugares você pode comprar chá. Inclusive no refeitório, temos uma maquina de chá verde. Você pode tomar quanto chá verde você quiser. Outra coisa interessante, é que sempre quando você vai a um restaurante, eles sempre irão te servir um copo de água, e você não pagará nada por isso. Alguns também servem chá sem custo, mas não todos. Aqui eles não tomam muito suco, mas o consumo de refrigerante tem crescido. Em relação a bebidas alcoólicas, nem só de sake (酒) vive o japonês. Na verdade a denominação sake vale para qualquer bebida alcoólica. A cachaça japonesa na verdade chama-se nihonshu (日本酒). O pessoal por aqui na verdade se amarra em uma cerveja. As daqui são um pouco diferentes das brasileiras na questão do sabor (mas como eu não gosto de cerveja, para mim não faz diferença).
Asahi, marca de cerveja mais comum do Japão.
Como a praticidade é lema da vida japonesa, pode-se conseguir bebidas a qualquer momento, pois existem máquinas de bebidas em qualquer esquina . Por 100 yes ou um pouco mais (dependendo da bebida) você pode matar a sua sede. Viva a praticidade!
Aqui o café faz sucesso também. Mas eles preferem um café sem açúcar. Starbucks, por exemplo, é sempre lotado.
Meu cappucino em Tokyo!
Em relação aos doces, japoneses não curtem coisas muito doces. Isso significa que alguns doces não são tão doces assim. Pudim, chocolate, bolos, etc. tem um conteúdo de áçucar bem menor. Ai, claro surgem as comparações com a nossa terrinha, mas fazer o que... A gente acaba se acostumando. Um doce muito famoso por aqui é o moti. Doce de arroz com feijão. E eles fazem algumas variações do moti, colocando chantilly e outras coisinhas junto. “Apetitoso”, não?!
Dango, doce típico japonês.
Chocolate japonês.
Falando em aparência agradável, os japonese também são bem atenciosos com embalagens. Uma tradição japonesa é que sempre quando você visita um lugar, você deve trazer presentes、os chamados omiagues (お土産 – おみやげ). Geralmente esses souvenirs são doces típicos da região. E esses doces sempre são bonitos e com embalagens que enchem os olhos, mas nem sempre muito gostosos (bem pelo menos tive algumas experiências não muito legais com alguns omiyagues).
Típico omiyague.
Essas são algumas curiosidades... Se alguém quiser perguntar algo, sinta-se avontade!