quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Ir ao banheiro e agora?


  Hoje vou falar sobre um assunto não muito comum, mas um pouco complexo quando se chega ao Japão: os banheiros.
   Alguns já devem ter ouvido falar ou visto como funcionam os banheiros por aqui. Na verdade, os assentos dos vasos sanitários são o que causam um pouco de “preocupação” quando se entra em um banheiro no Japão.
  A primeira vista, realmente é meio assustador, pois você se depara com um monte de botões e as vezes nem sabe aonde fica a descarga. Em lugares como estações e shoppings você irá se deparar com esses assentos. No entanto, em lugares de grande fluxo de pessoas, existem indicativos da função de cada botão.
    No Japão, até a hora de fazer as suas necessidades fisiológicas requer conforto. Nos assentos existe a função de bidê e para lavar aquelas partes mais ocultas. Outra vantagem que pode ser encontrada em adquirir essa peça de banheiro é que alguma delas vem com aquecimento. Isso mesmo, no inverno, quando está aquele frio horroroso, você pode ir ao banheiro e se sentar em um assento quentinho.  Diante de todas essas opções, para nós, que ao entrar em um banheiro e apenas encontramos o botão da descarga, pode ser bem complicado usar um banheiro.
  Outra coisa bem difundia (pelo menos no banheiro das mulheres, visto que nunca entrei num banheiro masculino) é um aparelho que emite sons quando se está usando o banheiro. Sim, esse aparelho pode emitir sons variados como o de uma corrente de água, canto de pássaros e por aí vai. Isso para mascarar o som que se faz quando se está fazendo as suas necessidades. Essa opção também pode estar embutida no assento. Isso significa mais botões para se lidar.

Assento de vaso sanitário e visão dos botões e suas utilidades.


   Mas nem todos os banheiros contam com toda essa modernidade. Em alguns casos, o banheiro não chega a ter um vaso propriamente dito. E isso não é coisa de interior ou cidade pequena. Aqui, existem duas opções, quando se vai ao banheiro. O western style (estilo ocidental) que tem o vaso sanitário e o Japanese style, que grosseiramente falando seria um buraco no chão. Tá não é apenas um buraco, mas um vaso enterrado no chão. Nesse caso, o usuário deve ficar em posição de cócoras para usar o mesmo. Japonesas mais idosas preferem usar esse tipo de banheiro.  Esse seria, para nós, um banheiro de estilo antigo, mas até hoje, existem pessoas que não sabem “usar” um vaso sanitário. Em alguns lugares, pode-se observar sinais explicando como o usuário deve fazer.


Banheiro estilo japonês.


     Outro ponto bastante curioso daqui é quanto ao descarte de papel higiênico. Em geral, todo o papel higiênico usado deve ser jogado no vaso sanitário. Aqui, os cestos de lixos em banheiros só são usados para descartar coisas que não podem ir vaso abaixo.  A qualidade do papel é bem diferente da do Brasil, de maneira que quando o papel fica úmido, rapidamente ele começa a se desfazer.

Como usar o vaso sanitário e sinalizando que o papel higiênico deve ser jogado no vaso.


Esse aviso ensina aos estrangeiros como usar o banheiro japonês.


   Papel para enxugar as mãos também não é algo muito difundido. Em geral, nos banheiros pode ser observado aquele aparelho de emite um vento que seca as mãos. No entanto, a maioria das mulheres carrega em suas bolsas toalhinhas que são usadas nesses momentos. Uma maneira mais ecológica de secar as mãos.

    Quanto a estrutura física dos banheiros, essas podem variar de acordo com o tipo de residência. Como as casas aqui são feitas de materiais mais leves (por causa dos terremotos) os banheiros (paredes, teto e chão) são de plástico. 
     Em algumas casas, o vaso sanitário se encontra em um cômodo separado do chuveiro e para economizar espaço, nesses casos, o vaso sanitário tem uma parte destinada para lavar as mãos. A água que será usada na descarga, antes passa por uma torneira e é disponibilizada para que o usuário lave suas mãos.


Vaso em que a água da descarga é disponibilizada para lavar as mãos.

    Por mais simples que a casa seja, ela terá uma banheira (ofuro - おふろ - お風呂). Isso porque os japoneses preferem um banho de banheira a apenas uma ducha. E o aquecimento da água para o banho é a gás. Na maioria das casas há um controle da quantidade de gás, para que a água seja aquecida a determinada temperatura.



Controle do gás para aquecer a água e um típico banheiro de casas japonesas. A banheira é peça essencial.


   Ao entrar nas casas japonesas você deve tirar o sapato, por isso, muitas pessoas disponibilizam sapatos especiais para serem usados dentro do banheiro, para que você não suje os seus pés.  


Chinelos para se usar nos banheiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário