quarta-feira, 10 de julho de 2013

Aprendendo um pouco mais sobre as coisas do Japão


  No post desse mês vou falar sobre mais curiosidades do mundo japonês.



1)      Garotos e garotas curtem o estilo kawai. Isso quer dizer que em muitas vezes pessoas de ambos os sexos se forçam a agir de maneira fofa e delicada, para parecerem bonitinhos. Eles fazem isso na maneira de vestir e agir; fazendo caras e bocas e muitas vezes até forçando a voz para falar de uma maneira “meiga”.

2)      Sempre quando você entrega um presente ou algo para uma pessoa, você deve fazer isso empunhando o objeto com as duas mãos. Isso demonstra respeito e, no caso de um presente, que o mesmo é dado de coração.

3)      A numeração de sapatos aqui é baseada no tamanho do pé. Por exemplo, calço 37 no Brasil, aqui minha numeração é 24 ou 24.5 cm, dependendo do sapato. Falando em sapatos, as japas adoram um salto alto. Independente do modelito, elas sempre fazem uso desse tipo de sapatos. No entanto, é bem comum você ver algumas garotas andando meio desengonçadas ou mesmo se arrastando no saltos. Tudo em nome da beleza.

Tabela com o tamanho dos sapatos no Brasil e em outros países.


4)      Tamanhos de calças e saias em algumas situações também se baseiam na circunferência da cintura.

5)      Em viagens de ônibus (interestaduais), existem regras de etiqueta a serem seguidas. Quando você entra no ônibus existem panfletos e avisos por parte do motorista de como agir. Um exemplo é quando você deseja reclinar seu banco, você sempre deve, antes, pedir permissão para pessoa que está atrás de você.

Manual de regras do ônibus.


6)      Japoneses evitam ao máximo a exposição de sua vida particular. A menos que você seja bem próximo deles, eles evitam falar de família e contar sua história  de vida. Até nas redes sociais, muitos deles evitam postar fotos de seus rostos e coisas muito pessoais. Para manter a privacidade, por exemplo, os e-mails deles não contem os nomes ou coisas que os identifiquem diretamente. Por exemplo, eles escolhem ID com palavras e números aleatórios.

7)       Nos quartos de hotéis, mesmo naqueles que seriam considerados do estilo ocidental, o hotel geralmente fornece um pijama para cada hóspede. Eles oferecem todo o kit básico que geralmente vemos nos hotéis no Brasil: xampu, condicionador, toalhas... Mas aqui, todos oferecem isso mais touca para banho, aparelho de barbear, pente, creme corporal, escova de dente e pasta de dente (com direito a um copinho para você pegar água para fazer o bochecho), chinelos para você andar no quarto (visto que você deve tirar os sapatos para andar no mesmo) e pijama. Quanto mais chique o hotel, mais coisas são oferecidas.

Pijamas oferecidos pelo hotel.


8)      Homens, geralmente, não entram em lojas de lingerie. Se um cara entra sozinho nesse tipo de loja ele é visto como tarado.

9)      Japoneses não costumam fazer grandes compras em supermercados, pois eles primam por produtos frescos e de boa qualidade. Geralmente, eles fazem compras pequenas, semanalmente. Tanto que as coisas, por aqui, são vendidas em menores quantidades (tirando o arroz).  Outra coisa bem interessante é que sempre, ao final do dia, funcionários do supermercado passam com suas maquininhas diminuindo o preços de alguns produtos, como o das marmitas e pães. Algumas pessoas que conhecem a rotina do mercado, sempre procuram ir nessas horas para comprar as coisas mais baratas. E se o produto também está perto da data do vencimento, os preços também são reduzidos.

10)    Sempre que você vai a um mercado ou loja, no caixa eles te perguntam se você vai querer sacolas. Se você disser que não precisa, você recebe um pequeno desconto.

11)   Em tudo o que você compra, você verá dois preços, o preço do produto e o preço do produto acrescido de imposto. E em alguns restaurantes, na conta, vem descrito as calorias de cada prato consumido.

12)    Em cidades menores existe o tipo de mercado “pegue e pague”. Pequenos agricultores expõem seus produtos na frente de casa e os deixam lá. Quem quiser comprar, pega o que quer e deixa o dinheiro em uma cestinha.

13)   Alguns restaurantes e bares oferecem o serviço de “coma o quanto quiser” (tabehoudai – たべほうだい - 食べ放題)  e  “beba o quanto quiser” (nomihoudai - のみほうだい - 飲み放題). Você paga uma certa quantia, e por um período de tempo, geralmente de 30 a 120 minutos, você pode consumir várias coisas.



Bem, essas foram mais algumas das curiosidades que lembrei para descrever aqui no blog...  

3 comentários:

  1. Interessante saber que tenho ao menos uma semelhança de ideia com os japoneses: esse negócio de reclinar o banco sem se importar com a pessoa de trás sempre me inquietou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho isso bem legal tb. Mas tem pessoas que, mesmo assim, abaixam o banco sem falar nada!

      Excluir
  2. Um dos posts mais legais, Chirol! 【ツ】

    ResponderExcluir