sexta-feira, 15 de junho de 2012

O que é ser estrangeiro no Japão?!

   Bem, decidi fazer esse post depois de refletir um pouco e passar por algumas coisas aqui.

  De acordo com o dicionário, estrangeiro é uma pessoa de outra nacionalidade, de outro país. Até ai, nenhuma novidade, mas como é, realmente, se sentir um estrangeiro?! Bem, isso só se sabe quando se mora fora de seu país.


  No Brasil, somos muito receptivos aos estrangeiros, pelo menos na minha maneira de ver. Sim, temos aquela curiosidade quando ouvimos outra língua ou vemos uma pessoa de fenótipo carcterístico de estranegiro, como por exemplo, pessoas muito brancas e loiras. Mas nada disso se torna algo estranho ou preconceituoso. E tem como ser de maneira diferente, morando em um país que não tem uma “cara” característica? Que é formado pela mistura de vários povos?! Bem, nesse ponto, digo que o Brasil é um país muito bom.


  No entanto, no Japão as coisas são bem diferentes. Como todos aqui tem o fenótipo asiáticos, qualquer pessoa que não tenha os olhos puxados e cabelo escorrido, chama bastante atenção. E digo isso por experiência própria.
  Muitas vezes, ao entrar no trem, em uma loja ou simplesmente ao andar na rua, sinto os olhares curiosos dos japoneses a minha volta. Alguns deles cochicham, tentando adivinhar de onde sou, outros olham surpresos, como seu eu fosse um E.T. e, existem ainda, outros que me olham com olhar recriminador. É, isso acontece também, por mais estranho que pareça, existem japoneses que não gostam de estrangeiros e deixam bem claro isso. E você pode se perguntar o porquê desse sentimento... Ai eu respondo: eu também gostaria de saber. As vezes reflito muito sobre isso, pois não é como se um indiano, por exemplo, fosse algo tão absurdo que merecesse ser olhado com tanta curiosidade ou desconfiança. Não somos todos humanos, com dois olhos, uma cabeça e um coração?! Todos nós não sofremos, sentimos dor, tristeza e alegria?! Por que achar tão estranha uma pessoa que não tem os olhos puxados ou o mesmo tom de pele que o seu?!
  Um ponto engraçado sobre essa curiosidade são as crianças. Foram várias as vezes que percebi crianças me encarando, curiosas ou admiradas. Algumas delas chegavam a apontar para mim e dizer “olha, uma gaijin (termo em japonês para estrangeiro – 外国人- がいこくじ - ou melhor gaikokujin, o termo mais formal). Também aconteceram casos de japonese que decidiram conversar conversar comigo, para saber da minha história, de onde eu era... Recebi presentes, como doces e belos sorrisos. No entanto, algumas experiências ruins também marcaram a minha vida.
  Mas nem todos são tão amistosos. O último episódio de preconceito contra estrangeiros que sofri foi a duas semanas atrás. Estávamos entre amigos e voltando de um aniversário. Quando fomos pegar o trem, um japonês bêbado veio em nossa direção. Decidimos ignorar a tal pessoa. Ele não ficou satisfeito conosco e começou a falar palavrões para nós e gritar na plataforma “Estrangeiros! Estrangeiros!”.  Como se fossemos animais exóticos. Ele, inclusive, tentou nos intimidar, mas acabamos o ignorando e ele nos deixou em paz. Mas a noite ainda nos reservava outra surpresa (desagradável). Assim que chegamos ao nosso ponto final, decidimos pegar um táxi para voltar para casa. Enquanto esperávamos o mesmo, um senhor, de cerca de 40 anos, começou a se incomodar com a nossa presença. Estávamos rindo e conversando e ele começou a reclamar, em japonês, sobre nós. Veja bem, não estávamos fazendo nada de mais, apenas conversando e ele se achou no direito de reclamar porque estávamos lá. Fingimos não entender nada e continuamos conversando, normalmente. Assim que nosso táxi chegou, ele começou a falar em tom alto e bravo “vão embora”! Me senti muito mal com aquilo. Poxa, ele acha que só porque eu não estou no meu país ele é melhor do que eu?! Eu não estava fazendo nada para incomodá-lo!
  
   Bem, esses são pequenos exemplos do que vivi. No entanto, inúmeras são as histórias de amigos que passaram situações semelhantes ou até piores. Faço esse post como uma forma de desabafo e até de alerta para quem tem esse “fanatismo” pelo Japão. De uns tempos para cá, tenho ouvido e lido muitas pessoas exaltando o Japão e outros países como melhores que o Brasil. É como dizem, a grama do vizinho sempre é mais verde. Ou seja, qualquer lugar que não seja o Brasil é melhor. Isso não é verdade. Sei que não tenho tanta experiência em morar fora, visto que só vivi no Japão. Reconheço que nosso país é cheio de defeitos e tem muito a melhorar, mas eu não troco o Brasil por nenhum lugar desse mundo!
   O Japão, com certeza, é um lugar ótimo para se viver. Tem segurança e saúde acessível, mas também tem problemas como qualquer outro país. Tem corupção, drogas e  mortes, em proporções menores, mas isso tudo ainda existe. Por isso, engana-se quem acha que vai chegar aqui e tudo será um mar de rosas, perfeito. Além de todos esses problemas comuns a todas as sociedades, o fato de você ser estrangeiros complica mais a situação. Por mais que se saiba falar japonês e/ou sejam descendentes, todos sofrem preconceito. E digo isso, porque acho que a sociedade japonesa é pouco inclusiva. Perdoe-me se alguém se sentir um pouco ofendido com esse post, mas falo apenas do que vivi, não de histórias contadas por terceiros e devaneios.
Enfim, não querendo ser cheia de demagogia, mas acho que devemos aprender a ver mais o lado positivo das coisas. Aprender a apreceiar mais o nosso país e a forma como vivemos nele, ao invés de apenas reclamar e achar que tudo é uma droga! Não entendam esse post como algo ruim, mas acho que sempre devemos saber os dois lados da moeda. E nem só de mangás, animes e música se vive no Japão.  E qualquer pessoa que decida viver aqui ou em qualquer outro país, deve se preparar para passar por esse tipo de coisa. Como disse, por viver no Japão, eu falo do que passo aqui.
  Bem, termino esse post com o artigo de um professor, estrangeiro, para o Japan Times. É engraçado que eu decidi falar sobre a visão dos japoneses sobre os estrangeiros e ter esse post no Japan Times. Ele descreve bem a forma de alienação dos japonese para o “mundo exterior”, principalmente por parte da juventude. Leiam, é bem interessante.

24 comentários:

  1. O Japão e seu casulinho de mundo perfeito que eles criam pra eles!
    Ridículo e alienados...não sei se sinto pena ou raiva...as vezes fico soh mais na raiva por sentir na pele todas essas besteiras que somos obrigados a aturar!
    Mas, realmente, não existe lugar perfeito no mundo...mas não tem nada como sua casa e seu quintal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha o estranho falando. Otaku... que droga de nome é esse?

      Excluir
    2. Nenhuma cultura nasceu ao acaso, e não é boa nem ruim, apenas um reflexo histórico. O Japão se fechou culturalmente para o resto do mundo por ter sofrido tanto por conta de estrangeiros, como é o caso de Hiroshima e Nagasaki. Ainda vai demorar séculos para que o Japão se torne mais inclusivo aos estrangeiros, especialmente por causa do valor que eles dão à própria história, o mesmo que acontece com o Brasil, só que ao contrário!

      Excluir
  2. Boa tarde Carol, sou nova aqui mais já aderi a seu blog. Como vc conhce a cultura oriental gostaria de saber uma coisa, sou fã de animes, mangás, etc. Mais possuo uma dúvida, quando leio ou assisto anime shoujo em alguns deles há um relacionamento entre os homens que para alguns é considerado homosexualismo, mais as asiaticas parecem gostar e aplaudir, vc saberia me responder o porque???
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Que bom que você está gostando do blog. Então, o tópico "relações humanas" no Japão é bem diferente do que se pensa. Aqui eles são bem sérios e o comportamento deles não é como o nosso. Homens não tem tanto contato com garotas e vice-versa. No entanto, os homens, entre eles, tem um comportamento mais aberto. São mais brincalhões e agem de uma maneira que se consideraria que eles são "homossexuais" (numa visão brasileira). No entanto, aqui as coisas, como disse, são diferentes e eles encaram isso de maneira normal. E quanto a dizer que as garotas gostam... Bem, eu não sei explicar o motivo. No entanto, elas gostam mesmo. Uma possível explicação, para mim, seria que elas imaginam como se fossem elas ou elas acham bonito... Sei lá.. Não entendo bem a cabeça dos japoneses... Desculpe não poder responder apropriadamente..

      Excluir
  3. Carol você disse tudo, a grama do vizinho parece mais bonita, mas na verdade a nossa grama também é pena que não a enxergamos com o devido valor.
    Beijos
    Jana

    ResponderExcluir
  4. Matou a pau, Carol! É bem por aí mesmo. Como dizem, só damos valor quando 'perdemos'. Só enxergamos bem a nossa casa qnd saímos dela... Acho q, talvez, falte às pessoas a experiência. Na verdade, de dentro dos nossos próprios países, fica difícil saber profundamente sobre os outros. E acho q posts assim são muito válidos pra abrir os olhos das pessoas. ^.~

    ResponderExcluir
  5. Olá carol tudo bem, gostaria de tirar algumas dúvidas que tenho sobre o japão com vc, vc pode ma dd no face? www.facebook.com/phynasykelven
    vou aguardar,
    xau xau

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma imensa vontade de conhecer o Japão, eu admito muito sua cultura e a organização de seu povo, mas me sinto com receio já que certa vez ouvi que lá, mesmo se você der o seu melhor você sempre será inferior, não porque você não parece com eles, mas porque você não foi criado com eles, não tem sua cultura, simplificando, é estrangeiro. Além disso, eu amo animes, e o Japão é a terra deles, nem que fosse pra passar apenas um mês lá, apenas para mergulhar nessa cultura eu me sentiria satisfeito, mas enfim, eu tenho uma pergunta.
    Formar amizade ai é difícil, já que eles são tão fechados a estrangeiros? No começo você se sentiu solitária, ou já foi pra e com conhecidos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vim sozinha, não conhecia ninguém quando cheguei. Me senti muito sozinha, mas depois acabei fazendo amigos (brasileiros e estrangeiros como eu). Bem, o que você disse é verdade. Não digo que é impossível fazer amigos por aqui, mas é um pouco difícil. As pessoas são mais fechadas e a relação de amizade é um pouco diferente daquela com que estamos acostumados. Pelo fato de você ser estrangeiro, eles tem receio e certo cuidado ao se aproximar de você. Por isso, em muitos casos, eles vão te tratar de maneira diferente. Para quem quiser vir para cá para passer, eu acho uma ótima idéia. É um lugar super bonito e com muitas coisas legais para se ver, mas morar aqui é completamente diferente.

      Excluir
    2. Falando um pouco como leitora e como estrangeira no brasil (nao sou brasileira,vivo no brasil faz 2 anos) posso afirmar que o problema nao esta nos japoneses. A questao é que o brasileiro chega e sai falando com todo mundo e todos ficam amigos e pronto xD mas muitas culturas nao funcionam assim, eu mesma me senti um pouco invadida com isso no inicio, mas agora ja me acostumei ao jeito do brasileiro ser xD

      Excluir
  7. Ótimo post! Concordo em Gênero, número e grau!

    ResponderExcluir
  8. porra meu camarada nao comcordo em tudo que voce disse mais fas sentindo algumas coisas 1 voce diz que o povo brazuca e recepitivo pois te digo uma o povo brasileiro e muito reseptivo com europeus brancos tipo alemaes russos ingleses tchecos japoneses chineses coreanos i por ai vai mais um negro tipo vindo da africa ou indianos ou ate mesmo negros ate do estados unidos i de outros lugares o povo brasileiro nao e tao reseptivo veja por exenplo gringo vem pra ca e fala o povo brasileiro e muito carinhoso muito resepitvo sera mesmo isso vamos deixar claro so com pessoas de pele branca i cabelos lisos tipo europeus brancos i asiaticos tipo japoneses chinese i coreanos veja so meu exemplo sou o que muitos chaman de pardo sou bem claro a ponto de algumas pessoas se iquevocarei i me chamar de branco pois temho cabelos crespo i curto quando ando na rua ou entro numa loja vejo gente com nojo de min como voce citou olhares de repulsa i recriminador minha namorada i branca ruiva i olhos verdes ja ouvi muitas amigas delas dizerem nosso amiga i doida por ficar com uma pessoa dessa olha o cabelo da figura crespo e nojento ai vem voces i os gringos dizer ho o brasil e um pais recepitivo com todo mundo por ser um pais com varios povos do planeta voces por exemplo acha que que um indiano de pele bem escura realmente e bem vindo no brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que isso é por causa do lugar onde vc mora, pq aqui em Manaus o lugar onde mais teve imigração Haitiana povo é muito receptivo com eles e com todos os demais imigrantes seja de pele clara ou escura, além do mais falar mau ou receber mau quem tem pele escura é cuspir no prato em que comeu pq aqui no Brasil ao menos 95 por cento das pessoas tem sangue africano, e sim tem preconceito no Brasil com relação a quem tem pele mais escura mas não é tanta como em outros países como nos EUA onde tem literalmente mortes por causa da cor, aqui o povo é sim receptível você que não deve ter conhecido as pessoas certas

      Excluir
  9. Mediante a todos esse "preconceitos" que não deixam de existe aqui no Brasil, ao menos a segurança a vida ai e bem maior,aqui se bandido não for com sua cara alem de roubar te mata, não porque fez algo,mas pq simplesmente quis lhe exterminar

    ResponderExcluir
  10. Oi Carol, queria saber se você sabe sobre em relação a esporte ai ? Se é fácil de relacionar com eles ...
    Sou brasileiro jogo futebol aqui , estou querendo me mudar ainda este ano ! Queria saber também de uma região , com bastantes estrangeiros como nos ! Até mesmo pra fazer amizades mais fácil ...

    ResponderExcluir
  11. isso ai eu encarava de boa e eu aqui no nosso brasil ja fui jamado de macaco,chipanze,e gorila,ate mesmo de king kong acrita nisso esses japas nao viserao nada de mais brasileiros so gostao dos seguintes estrangeiros RUSSOS SUECOS ALEMAES COREANOS JAPONESES DINAMARQUESES ISLANDESES I OUTROS BRANQUINHOS QUERO VER SE A MADAME DONA DESSE ARTIGO SERIA RESEPITIVA COM UM CONGOLES NIGERIANO AFRICANOS EM GERAL

    ResponderExcluir
  12. Boa noite. Gostei muito do blog meus parabéns. Li os comentários e acabaram entrando no quesito de estrangeiros no Brasil, sou brasileira e minha infância foi muito difícil sou parda, minha mãe negra e meu pai branco dos olhos azuis, o preconceito começou muito cedo na minha própria família depois foram pessoas de fora. Atualmente não sofro mais com isso, pois tenho muita segurança em quem sou e aprendi a driblar tais acontecimentos negativos. Mais deixando claro que o preconceito o racismo não acontece só com estrangeiros negros ou pardos, mas sim com os próprios brasileiros como também há preconceitos com pessoas de pele branca.

    ResponderExcluir
  13. Olá Carol... Eu queria saber como é a vida de um estudante estrangeiro aí no Japão. Eu pretendo me mudar daqui a dois anos para o Japão cursar psicologia, mas sabe aquele friozinho na barriga que as pessoas tem ao enfrentar coisas novas? Eu estou me sentindo assim.
    Queria saber como foi a sua chegada, a sua adaptação e o modo como você fez para se sustentar na terra do sol nascente... Adorei o seu blog, espero que a cabeça dos japoneses em relação aos estrangeiros e todo o resto mude drasticamente. Obrigado pela sua atenção e até mais

    ResponderExcluir
  14. Interessante... Eu estava pensando em ir para lá futuramente, já que também ouvi diversas vezes que eles babam ovo para estrangeiros, mas sabia que era mentira. Não acho certo eles te desrespeitarem só por ser diferente, e olha que é um país evoluidíssimo! Mas na questão econômica, já social... Eles ficam muito presos em si mesmos e não conseguem nem respeitar outras pessoas com culturas distintas. Por exemplo, meu primo foi para lá faz 2 anos e contou como gostam de perguntar tudo sobre a sua vida, pode até ser algo normal por lá, mas nem sabem se a pessoa em questão se sente confortável com isso. Eles até querem saber quantas vezes você foi casado ou divorciado! Enfim, os acho bem "entrões", digamos. Podem até fazer essa desfeita com indivíduos de países diferentes, como se acharem superiores e mais inteligentes ou bonitos, mas a verdade é que gostam de pagar um pau para nós de fora... Principalmente para os americanos. Notou como gostam de incluir palavras inglesas em nomes de bandas e comerciais? Além das inúmeras coisas detalhadas com a bandeira dos EUA. Será que se esqueceram do ataque a Pearl Harbor e da bomba de Hiroshima e Nagasaki...? Fica a dúvida.

    ResponderExcluir
  15. Olá à todos, Olha sou Angolano, e gostei muito dessa matéria porque gosto muito da cultura japonesa. Tanto que estou a tentar aprender a falar japonês sozinho porque cá em Angola não temos curso de japonês. Apenas de Mandarin,inglês e outras línguas que não inclui japonês. Tal como muitos, também fui influenciado pelos Mangás,Animes e por aí.
    Sei que o mundo em si é preconceituoso não digo que todos que fazem parte do mesmo, são preconceituosos. Mas é de facto uma boa matéria para abrir os olhos de muitos que pretendem viajar para um país estrangeiro, saberem antes um pouco mais sobre aquele país. Desde a cultura até a vida social. Ao menos assim estarão um pouco preparado para o que der e vier posto lá. Muito obrigado Carol,pois a matéria veio mesmo a calhar.

    ResponderExcluir