quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Outono

        O outono assim como a primavera, é uma época muito apreciada no Japão. Como falei no post sobre o hanami (observar as cerejeiras), os japoneses gostam muito de contemplar a natureza. E em um país, em que as quatro estações são tão bem definidas, isso é bem fácil.
        Assim que o outono começou, passamos de um calor digno dos estados do Nordeste, a época de chuva e frio. O mais importante é que essa transição não foi tão gradual como eu pensei. Assim que eu voltei do Brasil, já era possível sentir a diferença no clima.
        Tudo começou com as chuvas, o famoso tsuyu (梅雨). Em seguida, em meados de novembro, o frio começou a dar o “ar da graça”. Era hora de abandonar as roupas de verão e reformular o armário, com peças quentinhas.
       Agora, no início em dezembro, já estamos enfrentando temperaturas na faixa de 8 graus a noite e de manhã.   Outro fator interessante da estação, é o curto período de  luminosidade. As sete da manhã começa a ficar claro. Já as cinco da tarde está completamente escuro... Isso me deixa com uma sensação que falta um pedaço do meu dia!!!
      Bem, apesar disso tudo, eu gosto bastante dessa época! Mas voltando ao ponto principal do post, eu gostaria de falar do kouyou (黄葉 ou 紅葉).
      Assim como os japoneses se juntam para ver as cerejeiras, eles o fazem no outono, mas para ver as folhas de momiji (ou maple – árvore que é o símbolo do Canadá). Isso porquê essas árvore adquirem cores magníficas no outono. Suas folhas deixam de ser verdes e vão, gradualmente, adquirindo cores amareladas e vermelhas, até, finalmente, caírem. Milhares de japoneses viajam centenas de quilômetros para ver esse show da natureza. E, realmente, fica muito bonito!

Folhas de maple (momiji) bem vermelhas!


     Assim como acontece na primavera, em alguns pontos da cidade, podem ser vistos “calendários” com as datas e a mudança de coloração das folhas, de maneira que você pode se programar para visitar um determinado local, quando as folhas estão bem vermelhas.
     Aqui, em Kansai, acho que Kyoto é o local mais procurado. Vários templos e pontos da cidade tem muitas momijis, por isso em meados de novembro, a cidade fica bem lotada.
     Ano passado, no meu primeiro Kouyou, fui com um grupo de brasileiros para Kyoto e conhecemos diversos pontos, como o Kinkokuji (金告示 – o templo de ouroe o Kiomizudera (清水寺) outro famoso templo de Kyoto. Além desses locais estarem, extremamente lotados, a paisagem lá era belíssima!

Kyiomizudera (novembro, 2010).

Kinkakuji (Novembro, 2010).


      No entanto, esse ano, fomos visitar outro local. Fomos ao monte Kurama. Ele fica na região norte de Kyoto. O local é bem isolado e para se chegar lá, deve-se utilizar uma linha de trem específica de Kyoto, que parece ser bem pequena. Os vagões dos trens são menores e as linhas aparentam ser bem antigas! No entanto, uma coisa legal dessa companhia, é que eles passam por um corredor de momijis. E no outono, quando o trem se aproxima desse ponto, ele desacelera para os passageiros aproveitarem a paisagem!

Corredor de Momijis, visto de dia.


      Para "variar", pegamos um trem extremamente cheio!  Até para entrar no vagão foi um sufoco! Nesse dia, fiquei bem estressada, pois vi vários japas, praticamente atropelando, idosos para entrar no trem! *raiva*
      Voltando do desabafo, em Kurama existe um templo que recebe o mesmo nome do local (鞍馬寺- Kuramadera). Pagando 200 yens (equivalente a 2 dólares) você tem o direito de entrar no templo. O local era enorme e cheio de escadarias e subidas! Pode-se pegar um teleférico, mas preferimos ir a pé. Resultado, quando chegamos ao topo, estávamos quase mortos! No entanto, a cada ponto da subida, podíamos admirar a bela paisagem. Foi extremamente interessante!

Entrada do templo Kurama.



 Na caminhada, vimos pelas paisagens!


 Nosso grupo!

        Na volta, enfrentamos uma grande fila, para pegar o trem para casa. Ficamos cerca de meia hora, esperando a nossa vez de tomar o trem! No trajeto de volta, passamos pelo mesmo corredor de momijis e dessa vez, ele estava iluminado! As luzes dos vagões foram apagadas e pudemos presenciar toda a beleza das árvores! Eu fiz um pequeno video dessa parte!


       Bem, esse foi o meu Kouyou desse ano! ^^

Um comentário:

  1. Carol, já sei a data em que quero ir!! Planeje nosso passeio. :) Thaise

    ResponderExcluir