quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Mais curiosidades

   Mudando o visual do blog, pois o Outono está no ar...
 
    Em continuidade ao primeiro post, vou falar um pouco mais sobre as curiosidade desse país nipônico…

1)  Nas ruas, as pessoas andam em um fluxo comum, ou seja, exite uma parte da calçada que as pessoas vem e na outra as pessoas volta, de maneira bem organizada. Você até ser um “rebelde” e andar contra o fluxo, mas isso vai dificultar a sua locomoção. 

2)   Ao subir nas escadas rolantes, as pessoas se situam a direita (em Osaka), deixando a esquerda livre, para as pessoas que estejam com pressa e queiram subir mais rápido. Já em outros locais, como Tóquio, as pessoas ficam, inicialmente, do lado esquerdo, deixando a direita livre.

 Posicionamento das pessoas ao subir em uma escada rolante.

 3)      Aqui as moedas valem tanto quanto as cédulas. Com uma moeda de 500 yens (equivalente a 5 dólares) você pode ter um bom almoço ou jantar. E eles fazem questão de te devolver 1 yen, aqui nunca te darão balinha como troco!

Moedas japonesas. Da esquerda para a direita: moeda de 1, 5, 10 50, 100 e 500 yens.


 4)  Quando você vai fazer compras, na maioria das mercadorias, você observara dois preços. O preço real do objeto e o preço com imposto. Assim, eles sabem bem quanto estão pagando de imposto em cada produto comprado. 

5)    Japonese não tem costume de tomar remédios. Aqui farmácias só vendem remédios com receita médica, e é difícil ver um japonês tomando remédio por qualquer coisa, como nós brasileiros fazemos. Inclusive, os remédios daqui são “fracos” para os brasileiros. Se voce tiver uma dor de cabeça, por exemplo, não confie que um remédio japonês vai te ajudar... Se vier para cá, traga sua própria cota de remédios.  

6)  No Japão não existe uma adaptação da canção “parabéns para você”. Eles cantam em inglês mesmo.

 7)  A maior parte da população japonesa é xintoísta ou budista. No entanto, existem alguns católicos e protestantes. Podem-ser vistas igrejas em alguns lugares. E por isso, eles não tem o Natal como um feriado. Aqui eles trabalham normalmente, como em qualquer dia. Porém, comemorar o Natal é coisa de casal. Geralmente, namorados compram um bolo (?) e passam a noite de Natal juntos. 

 Bolo de Natal. Geralmente, sao bolos recheados de morango, fruta da estação.

8)   Falando em casais.... Como disse no post anterior. Os japas não são chegados a muitas demosntrações de afeto em público. E até na maneira de se tratarem com casal é um pouco diferente. Enquanto nós brasileiros, queremos estar, sempre que possível, ao lado da pessoa amada, aqui não é assim. Conversando com alguns japas, eles me contaram que, aqui é comum, que casais de namorados se vejam uma vez na semana ou até duas vezes no mês! O.o

 9)  A sociedade japonesa ainda é um pouco machista. Mulheres ainda ganham menos que homens, mesmo fazendo o mesmo trabalho e trabalhando a mesma quantidade de horas (principalmente em fábricas). E muitas mulheres deixam de trabalhar após terem filhos. Isso, porque, você é considerada uma mãe e esposa ruim, se você mesma não cuida da casa e dos filhos.

10)  Estética bucal não é uma preocupação dos japoneses. Enquanto é muito fácil você ver jovens e crianças usando aparelhos para correção dos dentes no Brasil, aqui é o contrário. Não sei se um fator que agrava isso, é que aqui os tratamentos dentários são meio caros.... No entanto, eles não se importam com dentes tortos. Acham até bonitinho (?)... Mas confesso que já vi coisas extremamente estranhas, como pessoas bem vestidas, mas com dentes extremamente mal cuidados (na questão de higiene).

11)  Nem só de sushi, sashimi e temaki vive o japonês. Existem outros pratos bem gostosos na culinária japonesa. Os meus preferidos são os katsu (uma espécie de empanado), karaage (frago frito) e kare. Mas a junk food também está penetrando na cultura. McDanalds, Burguer King e outros estão sempre cheios.

 Katsudon. Carne de porco empanada, com ovo e arroz. Muito bom!


12)  O McDonalds tem coisas tipicas daqui. Temos hambúrgueres de camarão, pode ser comprado chá na opção de bebidas do seu lanche. E claro, os brinquedos do McLanche Feliz são bem mais legais! ^^ 







quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Curiosidades

    Estamos em novembro e, graças a Deus, o ano está passando bem rápido. Eu pensei bem sobre o que escrever nesse post. Então de repente, tive a idéia de escrever um pouco sobre algumas curiosidade e fatos exóticos do Japão. Então vamos logo começar a contar um pouco de coisas que vivenciei aqui e achei bem diferentes...



1)      Japoneses não gostam de perfume. Sim, isso é uma verdade. É bem difícil você encontrar algum japa usando um perfume com um cheiro um pouco mais forte, tipo perfume francês. Eles, em sua maioria, preferem não usar nada. Tenho um amigo que diz que eles cheiram a sabão em pó, devido a falta de perfume. Teve até um episódio que meu orientador reclamou comigo, porque eu estava usando um creme com perfume dentro do laboratório.

2)      Os bancos no Japão, fecham às 4 feiras. Não me perguntem o motivo, mas todas as quartas os bancos fecham. As agências aqui não tem portas com detectores de metais e seguranças armados até os dentes.

3)      O estilo de moda entre as mulheres, principalmente, é meio exótico. Elas não se preocupam muito com combinações e se inspiram em muitas coisas ocidentais, mas de uma maneira que nós, geralmente, não usaríamos. Outro problema, se você é uma pessoa pouco mais acima do peso, tem dificuldades de encontrar roupas.

4)      Homens se preocupam com a aparência tanto quanto as mulheres. Aqui eles pintam bastante o cabelo, fazem penteados, sobrancelha e usam muitos acessórios.

5)      As japonesas não se importam em mostrar as pernas (usando micro saias e shorts), mas usar um decote ou uma blusa sem manga deixa elas assustadas. Vários foram os casos de meninas estrangeiras que estavam usando decotes e blusas sem manga e ouviram comentários engraçados, pelo fato de usarem tais peças de vestuário. 

6)      Homens japoneses são extremamente tímidos. Alguns deles têm “medo” de conversar com garotas. Principalmente se você é estrangeira. Conversando com algumas japonesas, elas me disseram que os homens têm dificuldade de falar com mulheres. Por isso, geralmente, são as garotas que se aproximam dos garotos quando elas estão interessadas. Outra coisa, é que garotos tem certos padrões ao escolher uma garota. A maioria deles gostam das garotas “kawai” (cute), que se maquiam até o tampo e agem de maneira "fofa".

7)      O casamento de estilo ocidental, com festa e vestido de noiva, tem se popularizado entre as japonesas. No entanto, as festas são pequenas (quando comparadas as do Brasil), com poucos convidados e em alguns casos, os convidados tem que pagar para ir a festa.

8)      Os casais, geralmente, não se beijam ou se abraçam nas ruas. No entando, se você tiver “sorte” pode presenciar algumas cenas estranhas, como os namorados dando tapinhas ou pegando nas nádegas do companheiro.

9)      Alguns japoneses, principalmente idosos e crianças, tem medo e receio de estrangeiros. É fácil observar olhares assustados e muito curioso de pessoas, quando um grupo de estrangeiros caminha na rua.

10)  Os japonês não gostam de pedir ajuda. Eles sempre acham que estão incomodando ou demonstrando fraqueza por pedir auxílio. Já aconteceu de, várias vezes, eu oferecer acento em trens a senhoras idosas ou ajuda a pessoas em dificuldade e eu recebi um grande “não é necessário”.




11)  Os japonese nascem “grudados” ao celular. A todo momento eles estão mexendo nos aparelhinhos. Caminhando, correndo, andando de bicicleta, dirigindo, no trem, em casa, nas lojas, comendo... Sempre que podem, eles estão com os celulares nas mãos.

12)  Os japas não gostam de falar ao telefone nos trens. Geralmente, se o seu celular tocar e você atender dentro do trem, as pessoas vão te olhar estranho. Principalmente os mais velhos. Podem até reclamar e pedir para você desligar o aparelho. No entanto, no primeiro vagão, é proibido o uso dos aparelhos e se você for visto usando, o maquinista virá chamar a sua atenção e pedir para você desligar o aparelho.

        13) Pirataria aqui é coisa séria. Leva a cadeia mesmo. Eles não costumam fazer download de filmes, livros e músicas,     locais que não sejam licenciados e pagos. Se você usar um torrent para baixar um filme, de maneira ilegal, eles podem te rastrear e prender.

Bem, essas foram algumas coisas que eu achei interessante e resolvi compartilhar com vocês... Se alguém quiser saber mais de algo, é só perguntar. ^^