Mudando o visual do blog, pois o Outono está no ar...
Em continuidade ao primeiro post, vou falar um pouco mais sobre as curiosidade desse país nipônico…
1) Nas ruas, as pessoas andam em um fluxo comum, ou seja, exite uma parte da calçada que as pessoas vem e na outra as pessoas volta, de maneira bem organizada. Você até ser um “rebelde” e andar contra o fluxo, mas isso vai dificultar a sua locomoção.
2) Ao subir nas escadas rolantes, as pessoas se situam a direita (em Osaka), deixando a esquerda livre, para as pessoas que estejam com pressa e queiram subir mais rápido. Já em outros locais, como Tóquio, as pessoas ficam, inicialmente, do lado esquerdo, deixando a direita livre.
Posicionamento das pessoas ao subir em uma escada rolante.
3) Aqui as moedas valem tanto quanto as cédulas. Com uma moeda de 500 yens (equivalente a 5 dólares) você pode ter um bom almoço ou jantar. E eles fazem questão de te devolver 1 yen, aqui nunca te darão balinha como troco!
Moedas japonesas. Da esquerda para a direita: moeda de 1, 5, 10 50, 100 e 500 yens.
4) Quando você vai fazer compras, na maioria das mercadorias, você observara dois preços. O preço real do objeto e o preço com imposto. Assim, eles sabem bem quanto estão pagando de imposto em cada produto comprado.
5) Japonese não tem costume de tomar remédios. Aqui farmácias só vendem remédios com receita médica, e é difícil ver um japonês tomando remédio por qualquer coisa, como nós brasileiros fazemos. Inclusive, os remédios daqui são “fracos” para os brasileiros. Se voce tiver uma dor de cabeça, por exemplo, não confie que um remédio japonês vai te ajudar... Se vier para cá, traga sua própria cota de remédios.
6) No Japão não existe uma adaptação da canção “parabéns para você”. Eles cantam em inglês mesmo.
7) A maior parte da população japonesa é xintoísta ou budista. No entanto, existem alguns católicos e protestantes. Podem-ser vistas igrejas em alguns lugares. E por isso, eles não tem o Natal como um feriado. Aqui eles trabalham normalmente, como em qualquer dia. Porém, comemorar o Natal é coisa de casal. Geralmente, namorados compram um bolo (?) e passam a noite de Natal juntos.
Bolo de Natal. Geralmente, sao bolos recheados de morango, fruta da estação.
8) Falando em casais.... Como disse no post anterior. Os japas não são chegados a muitas demosntrações de afeto em público. E até na maneira de se tratarem com casal é um pouco diferente. Enquanto nós brasileiros, queremos estar, sempre que possível, ao lado da pessoa amada, aqui não é assim. Conversando com alguns japas, eles me contaram que, aqui é comum, que casais de namorados se vejam uma vez na semana ou até duas vezes no mês! O.o
9) A sociedade japonesa ainda é um pouco machista. Mulheres ainda ganham menos que homens, mesmo fazendo o mesmo trabalho e trabalhando a mesma quantidade de horas (principalmente em fábricas). E muitas mulheres deixam de trabalhar após terem filhos. Isso, porque, você é considerada uma mãe e esposa ruim, se você mesma não cuida da casa e dos filhos.
10) Estética bucal não é uma preocupação dos japoneses. Enquanto é muito fácil você ver jovens e crianças usando aparelhos para correção dos dentes no Brasil, aqui é o contrário. Não sei se um fator que agrava isso, é que aqui os tratamentos dentários são meio caros.... No entanto, eles não se importam com dentes tortos. Acham até bonitinho (?)... Mas confesso que já vi coisas extremamente estranhas, como pessoas bem vestidas, mas com dentes extremamente mal cuidados (na questão de higiene).
11) Nem só de sushi, sashimi e temaki vive o japonês. Existem outros pratos bem gostosos na culinária japonesa. Os meus preferidos são os katsu (uma espécie de empanado), karaage (frago frito) e kare. Mas a junk food também está penetrando na cultura. McDanalds, Burguer King e outros estão sempre cheios.
Katsudon. Carne de porco empanada, com ovo e arroz. Muito bom!
12) O McDonalds tem coisas tipicas daqui. Temos hambúrgueres de camarão, pode ser comprado chá na opção de bebidas do seu lanche. E claro, os brinquedos do McLanche Feliz são bem mais legais! ^^